02/09/2022 às 13:37

Fotografia empresarial: como fazer poses que transmitam profissionalismo?

540
3min de leitura

Chegou o dia da sua sessão de fotos, escolhido o ambiente ideal para a sua sessão, assim como as roupas que refletem o seu lado profissional, e também os elementos que vão estar presentes no cenário. Agora é a hora de fazer a pose. Mas você pode ficar tranquilo, pois aqui no Fabmídia nosso objetivo é tornar a sessão de fotografia empresarial leve, trazendo para a visão daqueles que observam a fotografia a sensação de naturalidade. 

Isso não quer dizer que você não vai fazer fotos mais posadas, mas sim que o objetivo central é te deixar à vontade, recriando um pouco do seu dia a dia profissional para entregar algo que simula a sua realidade. Para uma sessão de fotografia empresarial transparecer a sua personalidade e o seu profissionalismo é preciso estar atento aos itens que elenquei anteriormente, como o cenário, os elementos e o profissional que estará no contexto da imagem. Isso tudo cria a mensagem que você quer passar e por isso que nenhum detalhe passa despercebido pela nossa equipe.

retrato Dino Gueno, mentor das Redes Milionárias

Poses, olhar e expressão para a fotografia empresarial

Uma sessão com foco corporativo precisa ser natural, mas é preciso direcionar o cliente para que ele possa transmitir a ideia que ele deseja passar para aquelas pessoas que vão ser impactadas pela imagem. Por isso é fundamental a criação de um briefing prévio, com objetivo de compreender como serão usadas as imagens. Visto que uma imagem de um outdoor é diferente daquela que será usada no perfil da rede social. E esse briefing vai ser a nossa bússola sobre todas as escolhas feitas para a sessão, inclusive as poses!

Outro aspecto importante é saber qual a mensagem que o fotografado quer passar. Por exemplo: igualdade para com os demais ou de que ele é um profissional que transmite superioridade e é uma pessoa que se destaca. Esse tipo de informação guiará os ângulos dos cliques. 

Como exemplo posso citar as campanhas políticas. Até alguns anos atrás, as fotos eram feitas com o fotógrafo estando mais abaixo. Assim, na visão de quem olhava a imagem, o político estava mais elevado, demonstrando superioridade. Com o passar dos anos e das estratégias, hoje vemos mais fotos onde o fotógrafo busca que aquele que observa a imagem e o político (fotografado) estejam no mesmo patamar, trazendo um aspecto de igualdade. O ângulo é responsável por trazer essa informação de forma subjetiva ao cérebro.

Outro fator crucial é a expressão e aqui também é importante ter uma referência da realidade de como é sua personalidade e também de sua área de atuação. Se você é uma pessoa mais extrovertida, fotos sorrindo caem bem, principalmente se você precisar usar do carisma com o seu público-alvo, como é o caso de um médico pediatra. 

Agora, se na sua carreira é necessário seriedade, fotos mais sóbrias com expressões mais sérias são as melhores escolhas. Que pode ser o caso dos profissionais do direito, de diretores de empresas e presidentes de corporações. Outro tipo de pose que tem sido mais comum é aquele olhar que fita o horizonte, sem olhar para a câmera, dando a entender que o fotografado está a planejar o que vem à frente. Perfeita para profissionais que atuam de forma prevencionista, como um nutricionista ou contador.

O briefing vai nos guiar nesses quesitos. Quando uma pessoa faz uma sessão de fotos para criar capas para o YouTube, por exemplo, é preciso compreender que tipo de conteúdo ela deseja criar para auxiliar nas expressões faciais que estarão na imagem, casando o assunto do vídeo com a expressão facial para capa do vídeo. 

Claro que existem poses que são mais neutras que podem ser usadas em mais de uma situação, mas quanto mais focada a foto for para o seu objetivo, mais impacto ela trará. 

retrato corporativo Matheus Muller especialista do marketing digital em estúdio


Se você precisa criar uma imagem profissional que transpareça confiança e que ajude você a captar novos clientes, pode contar comigo. Faça agora um orçamento e agende sua sessão de retratos corporativos.

02 Set 2022

Fotografia empresarial: como fazer poses que transmitam profissionalismo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

foto empresarial fotografia empresarial sessão de fotos empresarial

Quem viu também curtiu

22 de Jun de 2022

Sessão fotográfica empresarial: externa ou estúdio? Qual devo escolher?

20 de Jul de 2022

Que objetos escolher e o que não pode faltar na sua fotografia empresarial

13 de Out de 2017

Qual a melhor época para fazer meu ensaio gestante?

Logo do Whatsapp