Muitos empreendedores são ótimos profissionais, mas quando o assunto é marketing eles se perdem e isso acaba influenciando tanto na imagem da marca quanto na venda. Mas se você seguir algumas dicas, pode reverter esse jogo. Afinal, o poder da imagem pode ser usado a seu favor!
Imagem pessoal X imagem profissional
O primeiro ponto que você tem que compreender é que mesmo você sendo a mesma pessoa, é necessário saber se portar como um profissional de forma diferente de quando você está entre os amigos e os familiares. Não que você precise deixar de ser você, ao contrário: a sua essência é fundamental. Mas você precisa saber assumir determinados posicionamentos e evitar algumas situações.
Um exemplo clássico muito vivido nesses últimos tempos é o posicionamento político. Se você não é um profissional que precisa se posicionar, manter uma postura neutra é a melhor opção, pois evita um desgaste desnecessário. Outro exemplo: você está na festa de um cliente, você vai beber de forma exagerada? Ou vai evitar os excessos? Essas pequenas atitudes fazem a diferença para que seu possível cliente crie uma imagem sobre você, por isso é preciso estar atento a esses detalhes que não passam despercebidos. Se você tem funcionários, a imagem que eles passam aos clientes também tem influência sobre a sua marca. Fique atento quanto a isso.
Seja original
Seja você mesmo. Por mais que tenha um ídolo ou alguém que é uma referência muito grande, não imite! Você pode compreender o que te inspira nessa pessoa, mas nunca tentar ser ela. Quando você tem um modelo pronto, as pessoas vão perceber que é algo construído. Uma hora você pode se perder no personagem e isso pode gerar um desconforto e uma sensação de insegurança.
Seja protagonista
Se você não se destaca, as pessoas não te notam. E aqui não cabe o “falem bem, falem mal, mas falem de mim”. Esse tipo de pensamento para quem está começando pode ser destrutivo. Até mesmo marcas grandes devem evitar esse tipo de marketing. Ser o protagonista é saber se comunicar, é abraçar as bandeiras que acredita, saber se posicionar sobre assuntos que fazem sentido para o seu nicho e não ter medo de dizer não. Quando você passa confiança para um possível cliente, é muito provável que ele feche o serviço com você. A confiança também é a base dos relacionamentos profissionais.
Quando tenho uma marca?
A marca é uma junção dessa imagem profissional mais o seu posicionamento mais a imagem digital! É isso mesmo, hoje o digital é um dos pilares da sua marca! Se você não tem redes sociais, a sua marca nem existe! Mas calma que eu tenho um Guia completo sobre o mundo digital: confira aqui.
Como a fotografia e os vídeos podem ajudar na construção da sua imagem profissional e da sua marca?
Quando você se conhece e sabe qual mensagem deseja transmitir, esta é a hora de fazer uma sessão fotográfica que vai destacar essas características que te tornam original. A imagem tem poder, ela pode mostrar delicadeza, gentileza tão necessária para os profissionais da psicologia, ou então é força e resiliência que necessita um advogado.
Isso acontece com base em contexto: você + ambiente + elementos da imagem + técnicas usadas pelo fotógrafo.
Se você está confiante quanto ao seu potencial de comunicação, os vídeos são outro passo rumo à consolidação de uma imagem mais forte, pois aqui você é capaz de expor suas ideias para o mundo, mostrar como seu trabalho muda a vida de seus clientes e ajudar seu público-alvo com questões que envolvam seus conhecimentos.
Quando um possível cliente encontra um vídeo que passe confiança, sana algumas dúvidas e mostra que existe um caminho mais fácil para chegar ao resultado desejado, esse vídeo se torna um potente propagador do seu negócio.
Se você precisa criar uma imagem profissional, ou fazer vídeos que mostrem seu posicionamento como marca, conheça os meus pacotes de posicionamento estratégico de imagem e de vídeo marketing aqui!